Valor Militar

Página Anterior

MEDALHA DE VALOR MILITAR

Medalha essencialmente militar, foi criada em 1863 pelo Rei D. Luís considerando que “as ordens militares, pelas suas peculiares cláusulas de concessão, nem podem sempre chegar a todos os graus da hierarquia militar, nem sempre compreender os diferentes casos em que o individuo, avantajando-se, por qualquer modo ou serviço, verdadeiramente mereça alguma daquelas distinções”: Sofreu posteriormente algumas alterações até que, em 1946, um regulamento da medalha militar, na qual a de Valor Militar se integra, refere no seu preâmbulo:” … há, porém, um conjunto de qualidades e virtudes que, notabilizando perante os seus concidadãos os militares que as possuem ou as praticam, não tem a assinalá-Ias galardão adequado. São as que especialmente se referem à firmeza de carácter, espírito de obediência e de lealdade, sentimento de abnegação e de desinteresse, espírito de sacrifício e coragem moral, que constituem apanágio dos militares de indiscutível mérito, apontados pela opinião geral como símbolos e exemplos a seguir”:

A Medalha de Valor Militar é destinada a galardoar actos heróicos, abnegação e valentia extraordinários ou de grande coragem moral e excepcional capacidade de decisão, quer em campanha, quer em tempo de paz, mas sempre em circunstâncias em que haja comprovado ou presumível perigo de vida do agraciado.

A Medalha de Valor Militar compreende os seguintes GrausOuro, Prata e Cobre – e sempre que as circunstâncias o permitam, será entregue em acto público de formatura de tropas. Quando a mesma for concedida com Palma significa que a mesma foi atribuída por actos realizados em Campanha.

A Medalha de Ouro de Valor Militar pode ser concedida aos militares que tenham praticado brilhantes e extraordinários atos de bravura, revelando audácia, desprezo pelo perigo e arrojo em frente do inimigo, ou tenham exercido firme e muito valorosa condução de operações de que haja resultado grande lustre para as armas portuguesas.

A Medalha de Ouro de Valor Militar pode ainda ser concedida às Unidades de Terra, Mar e Ar, praças de guerra ou localidades sitiadas que tenham praticado um feito de armas muito brilhante e extraordinário ou tenham, com grande valor e raro exemplo de abnegação, heroísmo e coragem, sustentado contra o inimigo uma acção de que resulte excepcional honra e glória para a Pátria.

Medalha de Valor Militar  
Ouro, com Palma  
Tenente Miliciano “Cmd”Manuel Leonel de Sousa Saraiva 
Prata, com Palma  
Capitão Infantaria “Cmd”Fernando Manuel Jasmins de Freitas 
Alferes Miliciano “Cmd”Fernando Augusto Colaço Leal Robles’ 
Alferes Miliciano “Cmd”José Manuel Ramos Lousada 
Tenente Miliciano “Cmd”Álvaro Manuel Alves Cardoso 
Tenente Miliciano “Cmd”Jaime Rodolfo de Abreu Cardoso 
Tenente Miliciano “Cmd”Maurício Leonel de Sousa Saraiva 
Capitão Infantaria “Cmd”Fernando Gil de Almeida Lobato Faria 
Capitão Miliciano “Cmd”Francisco Horácio Martins Valente 
Furriel Graduado “Cmd”Heliodoro José Pinto Caldas 
Capitão Infantaria “Cmd”José Bernardino Piteira Rosado(Título Póstumo)
Soldado “Cmd”Lázaro Ramos da Conceição Neto(Título Póstumo)
Alferes Miliciano “Cmd”Afonso Henrique(Título Póstumo)
Capitão Infantaria “Cmd”António Delfim de Oliveira Marques 
Alferes Miliciano “Cmd”José António Miranda Esteves(Título Póstumo)
Major Cav “Cmd”João Almeida Bruno 
Capitão Miliciano “Cmd”António Joaquim Alves Ribeiro da Fonseca 
Soldado “Cmd”Aliu Jaquité 
Tenente-Coronel “Cmd”Gilberto Manuel Santos e Castro 
Capitão Infantaria “Cmd”Arnaldo José Ribeiro da Cruz 
Cobre, com Palma  
1° Cabo “Cmd”José Cardoso Manuel 
1° Cabo  “Cmd”António Joaquim Vieira Ferreira(Título Póstumo)

Início da Página

You cannot copy content of this page